domingo, 19 de setembro de 2010

Ipê Amarelo

Aprendi hoje uma palavra nova: procrastinação que do latim significa “postergar, atrasar, demorar, adiar, delongar”.

Já faz tempo que quero escrever alguma coisa sobre os Ipês que afloram nesta época do ano, pré anunciando a primavera. Mas a procrastinação não permitiu. Somente agora ao ler um texto de Rafael Tonon na revista Vida Simples, que fala da procrastinação, que tomei coragem de abrir o Word e falar do meu amor pelos Ipês.

Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional.

A flor do Ipê é tão efêmera quanto à Cerejeira do Japão que é tão efêmera quanto à vida. Talvez seja por isso que gosto dos Ipês que encontramos em todas as praças ruas e parques das nossas cidades e também nos campos e florestas deste imenso Brasil.

São várias as cores do Ipê: Ipê roxo, Ipê branco, Ipê rosa e o Ipê amarelo.


Minha mulher quando solteira plantou em sua casa um ipê Amarelo. Quando ele floresce e caem as suas flores, forma um tapete amarelo no chão.

Nesta época do ano olho mais para o horizonte para ver os Ipês. E quando vejo um, escuto uma música que logo vem à minha memória: O ipê é tão belo / Nada se compara a ele / Parece assim / Sorvete com confete e marshmallow / Mas é mais que cor e sabor / Ele é singelo. / Mas singelo é pouco / pro Ipê Amarelo / Não é a mais bela flor / Mas ele é belo / Parece suspiro / O Ipê Amarelo. / Doce de coco também é pouco / É mais um pouco / O Ipê Amarelo / Parece um castelo colorindo a colina / A crina de um cavalo sob o sol de rapina. / É o intervalo entre a estela e a purpurina / É algo que não se denomina / Mistério e nobreza de fogueira acesa / Um rei no seu trono / Uma realeza. / Fosse animal, seria um camelo / Se mineral, ouro em farelo / Mas nada é tão claro / Nada é igual ao Ipê Amarelo / Nada é igual esse tal / De Ipê Amarelo / Nada é tão claro / Nada é igual.

Já pedi para ser cremado quando eu morrer e para jogarem as minhas cinzas no Mediterrâneo, mas podem colocar também as minhas cinzas para adubar um belo pé de Ipê Amarelo, assim florescerei uma vez no ano em cada flor de Ipê.

2 comentários:

a.roos disse...

Eu tambem gosto demais, na verdade AMO os ipês: amarelos, roxos, rosa e branco o mais efêmero de todos, e por aqui na minha cidade o mais raro de se ver!

Andreia disse...

Fico encantada com a floração do Ipê, não consigo passar essa época do ano sem tirar uma foto, é muito lindo,espetacular, não sei como alguém consegue passar por um ipê na época da floração sem parar pra admirr.Deus é tão maravilhoso.Agradeço sempre a oportunidade de poder parar pra observar essa maravilha da natureza.