domingo, 12 de setembro de 2010

Colecionador ou ajuntador de coisas

Quando eu era criança e bota “era” nisso, meu irmão mais velho colecionava coisas. Caixas de fósforos de propaganda dessas que a gente ganha em hotel ou Motel, marcas de cigarro e outras coisas. Meu cunhado colecionava moedas antigas. Acho que vem daí esta mania que tenho de juntar coisas e chamar de coleção. Coleciono Lápis de propaganda. Hoje um pouco mais raros, mas com o advento dos grandes espetáculos de teatro e música eles estão de volta. Coleciono Notas & Moedas, nacionais e internacionais. Coleciono exemplares do livro “O Pequeno Príncipe” publicado no mundo. Quando surgiu o Cartão telefônico com as estampas bonitas e a história contada através das publicidades, comecei a juntar. É incrível como uma estampa de uma nota ou a face de uma moeda, pode nos remeter a datas históricas. Basta deixar a curiosidade eclodir. Você pega uma moeda e vê cunhada em uma das suas faces a figura de um soldado ou uma efígie, aí começa a história: Quem era essa pessoa que mereceu este destaque? Juntar coisas também é cultura. Só é. Os selos, os livros raros, os autógrafos de pessoas famosas. Agora descobri o Ex-líbris. Que legal! Mas uma fonte de lazer. Folhear livros à procura de Ex-líbris. Já tenho alguns. Eu gosto mesmo de juntar coisas e amigos para admirarem as coisas que junto.

Nenhum comentário: