terça-feira, 7 de setembro de 2010

A voz do dono, o dono do livro

Ex-líbris
Recentemente o meu amigo Osmar Mendes Junior, no seu Twitter, sugeriu que deveríamos redescobrir os ex-líbris. Junto com o seu post colocou um link para um vídeo no Youtube ( http://youtu.be/My1fhGGREIc. ) com explicações simples e modelos de ex-líbris.

Foi o suficiente para aguçar a minha curiosidade sobre o tema. Primeiro busquei informações no Santo Google, e depois fui revirar a minha biblioteca para ver se encontrava algum. Ledo engano. A minha biblioteca foi toda adquirida por mim e por minha esposa (quando fui pedi-la em casamento simplesmente disse: Vamos juntar os nossos livros e discos em uma só estante?) e outros foram presente dos nossos amigos. Logicamente nenhum livro da minha biblioteca poderia conter um ex-líbris.

Mas esta busca teve uma grande utilidade, além de me obrigar a limpar cada exemplar que manuseava. Normalmente a limpeza feita pela faxineira se reduz a passar o aspirador de pó. Encontrei várias coisas: Primeiro: exemplares raros como o Homem Que Calculava de Malba Tahan 10ª edição de 1946.....
Quarto de Despejo de Carolina Maria de Jesus (diário de uma favelada) edição de 1963. Na época foi uma revolução.
 Além de vários livros com dedicatória dos autores, como: Adélia Prado, Murilo Rubião, Wander Pirole e dos saudosos amigos Roberto Drumond e Osvaldo França Junior e muitos outros.

Para minha surpresa, em uma coleção chamada Biblioteca de Seleções (Seleções do Reader’s Digest) edição de 1957, encontrei ex-líbris prontos para serem usados, bastava colocar o meu nome. Veja figuras abaixo.

Agora tenho mais duas atividades ligadas ao ex-líbris para fazer: Primeiro criar o meu ex-líbris (talvez em forma de carimbo seja mais fácil.) e ficar atento quando em visitas aos sebos, ver se encontro algum para início de uma coleção.

Obrigado amigo Osmar por me induzir a preencher parte do meu tempo com coisas prazerosas.

2 comentários:

Osmar Mendes Junior disse...

Você me deu uma imensa alegria, José Marcos! Obrigado pela menção. Foi pura emoção! O mundo dos livros e da literatura é mesmo fascinante! Nem preciso dizer que estou sempre acompanhado de alguma publicação. E agora, com a Internet, posso descobrir pessoas como você, que só me incentivam a ficar neste mundo mágico. Já conhecia o seu Blog, que é muito bom. Também estou querendo um ex-libris para colocar nos meus livros. Falei deles na rádio e todo mundo se interessou. Muito obrigado! Osmar Mendes Junior

O Pagador de Impostos disse...

Tenho um exemplar do livro o Homem que calculava 10ª edição, interessa em adiquirí-lo?