sexta-feira, 26 de junho de 2020

Tenho um amigo



Vários amigos passaram pela minha vida. Uns se foram outros estão. Em cada momento da vida um amigo especial.

Sandra Ronco em seu livro “Tenho um amigo” fala de um amigo especial, uma amizade criada dentro do coração e vivida em plenitude enquanto a presença enchia de amor o cotidiano.

De repente a amizade se torna memória. Aquela ausência, que se torna presença em cada ato do dia a dia.

Sempre me inquietou a mãe enterrar o filho. Desde o novo testamento, quando Maria sepulta o filho, até as notícias de jornais. É uma dor que eu não consigo traduzir, mas sinto em cada poro da minha pele. E olha que eu não sou mãe. Mas já fui filho. Hoje sou pai e avô.

Sandra Ronco conseguiu ressignificar a perda.

Ela ilustrou o seu livro com aquarelas compostas de desenhos seus e do seu filho. Um encontro de dois caminhos onde um complementa o outro.

Pronto! Ficou tudo lindo, o texto, as ilustrações e o hino de exaltação à amizade. Um livro pra mim, pra você e para cada criança que há em nós, aprender a conviver com a ausência de algum amigo.

 

José Marcos Ramos

 


Nenhum comentário: