segunda-feira, 14 de março de 2011

O Mais Novo Imortal

(foto publicado no EM)
Hoje ao abrir o caderno de cultura do Jornal Estado de Minas, a melhor parte do jornal, me deparei com uma matéria do Carlos Herculano sobre o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras. Marco Américo Lucchesi.


Que alegria! Convivi com ele um rápido naco de tempo nos anos de 1987 quando ele este em BH para uma palestra. Na época eu estudava Grego na UFMG. Ele estava com 24 anos e para mim era um dos mais jovens intelectuais. Ele já sabia tudo. Tinha acabado de publicar: Patmos e outros poemas de Hölderlin. Já falava vários idiomas. Inclusive o italiano que é a minha segunda língua.

Nesta época belo horizonte respirava poesia, principalmente pela tristeza da morte de Carlos Drummond de Andrade, ele era muito amigo da família do Drummond principalmente da sua filha Maria Julieta.

Foi neste clima que apresentei para ele alguns Escritores mineiros, O que me valeu uma dedicatória em italiano no seu livro: All’amico Marcos Ramos, amico nuovo, Che m’insegna gli orizzonte letterari de belo Horizonte.

Com amicia

Do Marco Lucchesi



Na contra capa do seu livro, Carlo Drummond escreveu: “(...) Marco Lucchesi, que, sendo exegeta de Dante, merece o nosso respeito e admiração”.

Maria Julieta Drummond de Andrade escreveu: “Parabéns por haver explorado com tamanha coragem e paixão os belos enigmas de Dante. Não é fácil descer aos infernos, e você o fez com amor e audácia. Depois disso, é claro, você se purificou- e nos purificou”.



Com certeza o Marco Lucchesi não se lembrará disso. A ordem das lembranças é proporcional à importância.

E foi por isso, pela importância que tudo isso teve na minha vida, que hoje o meu dia será mais feliz. Parabéns Amigo! Agora você é imortal como todos os heróis mitológicos que tanto gostamos.

AUGURI!


Nenhum comentário: