domingo, 27 de março de 2011

Composição II


Vendo esta foto que foi muito veiculada por ocasião da tragédia no Japão os meus sentimentos turbilharam. A maioria dos comentários que ouvi foi: “Parece brinquedo...”.

Em alguns evangelhos apócrifos que tratam da infância de Jesus, há relatos de Jesus como um menino comum, com poderes de DEUS e as travessuras de criança.

Em um trecho do seu livro: “Historia de Maria, Mãe e Apóstola de seu Filho, nos evangelhos Apócrifos” (Editora Vozes,2006) O professor Jacir de Freitas Faria, relata: Maria chama a atenção de Jesus por ter matado um menino. Veja o texto.

O Pseudo-Evangelho de Mateus 26,1-3 conta que, quando Jesus tinha quatro anos de idade, ele estava brincando com outras crianças, em um dia de sábado. Jesus foi sentar-se e fez sete lagoinhas de barro interligadas por pequenos canais, por meio dos quais, à sua ordem, a água corria da torrente para as lagoinhas e voltava novamente. Outro menino, filho do diabo, repleto de inveja fechou a comporta que controlava a entrada da água e acabou com aquilo que Jesus fizera. Jesus lhe disse: Ai de ti, filho da morte, filho de Satanás! Tu destruíste a obra que fiz? ' E imediatamente o (menino) que havia feito aquilo caiu morto.

Os pais dele se revoltaram contra Maria e José, dizendo: 'Vosso filho amaldiçoou o nosso filho e ele morreu'. Quando José e Maria ouviram aquilo, foram logo ter com Jesus, por causa da revolta dos pais do menino e do ajuntamento de judeus.

José disse baixinho à Maria: “Eu não tenho coragem de falar com ele. Tu repreende-o e dize-lhe: Por que suscitaste contra nós o ódio do povo? E agora devo suportar a exasperação do povo? E aproximando-se dele sua mãe, Maria, rogava-lhe dizendo: Qual foi o crime dele para que morresse? E Jesus respondeu: merecia a morte, já que destruiu aquilo que eu tinha feito.

Sua mãe, então, lhe pediu: 'Não faças isso, meu senhor, pois todos se revoltam contra nós'. Não querendo contristar a sua mãe, com o pé direito Jesus tocou as nádegas do morto e lhe disse: 'Levanta-te, filho iníquo. Não és digno de entrar na paz de meu pai, porque destruíste obra que eu tinha feito'. Então o que tinha sido morto se levantou e foi- se embora. Jesus, entretanto, volta ao seu Jogo levando água pelo canalzinho até as lagoinhas.”



Foi pensando nestas passagens dos evangelhos apócrifos que eu encontrei justificativa para a tragédia do Japão. O menino DEUS brincando. Como brincamos com os nossos carrinhos e aviões e quando cansamos da brincadeira deixamos tudo espalhado, misturado, fora de ordem.

Foi com este sentimento de brincadeira do Menino DEUS, que eu chorei pensando no futuro da humanidade... mas como consolo, lá longe ouvi a voz de José e Maria dizendo: “Menino, limpa tudo e coloca os seus brinquedos no lugar...”.

Espero que ele obedeça.

Um comentário:

Loraine disse...

Olá josé Marcos, tudo bem?

Nossa primeira vez que vizito o seu blog e me imprecionei você escreve super bem, amei o post principalmente pelo fato de você citar essa passagem do evangelho.

Parabéns

Beijinhos

Xoxo