sexta-feira, 29 de março de 2013

Avô, conta outra vez







Acabo de ganhar um livro que devorei, em pé, sem respirar. As lágrimas saltaram dos meus olhos. É incrível como a arte faz a gente se sentir bem apesar das lágrimas. O que faz um texto virar obra de arte é a singularidade do plural. Quem não contou uma história para o seu neto? Qual neto não ouviu uma história do seu avô.



No livro "Avô, Conta Outra Vez", o escritor José Jorge Letria relata na forma de poema um dos ofícios de ser avô, “O de contar histórias”. Com ilustrações de seu filho André Letria, o livro encanta os avôs e as crianças.

A sensibilidade do autor em descrever os anseios do avô em transmitir para o neto a alegria de viver, faz o livro infantil virar um livro de adulto.

Peguei-me pensando na minha neta ouvindo as minhas histórias. Aquelas histórias que mamãe me contava e que eu contei para a minha filha. As histórias que li nos livros, e as histórias que criei. As histórias que a vida me fez viver e as que vi outros viverem.

Há! Este livro me fez feliz. Alguém antes de mim se fez avô, contou histórias, criou histórias e se relacionou com o neto como eu quero me relacionar.

Um livro que registra o momento mágico entre avô e neto, o momento de ouvir e de contar. Um livro lindo que como disse a sinopse: “Um livro para avós, pais e netos se lembrarem sempre do valor da palavra e da ternura que é capaz de unir gerações.”

Adorei! Obrigado Carla... você contribuiu para que eu me aprimore no ofício de ser avô.

Nenhum comentário: