terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Hanami – Cerejeiras em Flor (KIRSCHBLÜTEN – HANAMI)


Eu fico com raiva quando vejo coisas assim:


Hanami - cerejeiras em flor

Depois da morte da esposa, homem tenta realizar a viagem dos sonhos dela. 14 anos

Como alguém pode acreditar que uma chamada assim possa atrair alguém para o cinema?

O Filme não é nada disso, O filme fala sobre a efeméride, sobre a brevidade das coisas da vida. È uma reflexão sobre o desejo, sobre o sentido da vida. O filme tem como pano de fundo o Monte Fuji, mas poderia ser a Torre Eiffel, na França ou A Catedral de Milão na Itália ou até mesmo o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, qualquer objeto de desejo. È um daqueles filmes que quando começa, o público está agitado, riem, e aos pouco os soluços começam a serem ouvidos e quando acaba a maioria sai em silêncio, refletindo. Eu gosto de filmes assim, que me incomoda me faz refletir, chorar. E Hanami - cerejeiras em flor cumpre este papel. Faz a gente sair do cinema pensando em nova atitude diante da vida, afinal, como as flores das cerejeiras e a mosca que faz uma grande ponta no filme, a vida é efêmera e o paraíso é aonde a gente é feliz.

Título orignal: Kirschbluten – Hanami

Origem: Aemanha / Frana, 2008

Direção: Doris Dorrie.

Roteiro: Doris Dorrie

Produção: Harald kugler e Molly Von Fursenberg.

Fotografia: Hanno Lentz.

Edição: Frank C. Muller e Inez Regnier.

Música Claus Bantzer.

Elenco: Elmar Wepper, Hannelore Elsner, Maximilian Brückner, Nadia Uhl, Birgit Minichmayr, Felix Eitner, Floriane Daniel, Celine Tanneberger, Robert Dôhert, Tadashi Endo, Sarah Camp, Gerhard Wittmann e Veith Von Fürstenberg.



Este texto vai para Mônica que me levou ao cinema em uma tarde chuvosa de São Paulo, e me ajudou a realizar um desejo.

Nenhum comentário: