sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Melhores do ano de 2008





CINEMA





Entre Meu Nome Não É Johnny do diretor Mauro Lima, com Selton Mello, Júlia Lemmertz, Cássia Kiss, André di Biasi, Cleo Pires e Eva Todor.
Tropa de elite direção de José Padilha com Wagner Moura, André Ramiro,Caio Jun queira, Maria Ribeiro,Fernanda Machado.
Ensaio sobre a cegueira de Fernando Meirelles com Julianne Moore, Danny Glover, Alice Braga, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Don McKellar, Maury Chaykin, Martha Burns.
Eu vou ficar como o último, Ensaio sobre a cegueira é um filme pesado que faz a gente refletir sobre como a humanidade fica quando perde a referência. Tudo está bom neste filme, a trilha sonora, a fotografia.
O cinema nacional foi dez, gostei de tudo que eu vi. Fico com um belo destaque para Murilo Rosa (Orquestra dos meninos, dirigido por Paulo Thiago, com Murilo Rosa, Priscila Fantim e Othon Bastos no elenco.) que conheci na pré estréia. Valeu!

Espetáculos





Mercedes Sosa em “Corazón libre” no Chevrolet Hall, Maravilhosa. Alegria sem limite de poder rever esta grande diva argentina.
L’oratorio d'aurelia, Aurélia Thiérrée, neta de Charlie Chaplin, no Palácio das Artes, um espetáculo inesquecível.
E o melhor de todos: Ney Matogrosso com o seu: "Inclassificáveis" A direção musical a cargo de Emílio Carrera, ex- Secos e Molhados, e o cenário é de Milton Cunha. O show reuniu canções de jovens compositores e canções de nomes consagrados da MPB --Dan Nakanawa, Pedro Luís, Fred Martins e Arnaldo Antunes, além de Caetano Veloso, Edu Lobo e Itamar Assumpção --além do brilho de Ney, que aparece tanto nas interpretações como no figurino colorido e extravagante criado pelo estilista Ocimar Versolato.
No repertório, as canções "O Tempo não Pára" (Cazuza), "Divino Maravilhoso" (Caetano Veloso), "Um Pouco de Calor" (Dan Nakanawa), "Ouça-me" (Itamar Assunção) e "Inclassificáveis" (Arnaldo Antunes), faixas do último CD, que aparecem com uma roupagem sofisticada e ao mesmo tempo pop. Um espetáculo perfeito inclassificável.





Música

Entre tantas coisas boas que eu ouvi, fica um destaque especial para Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu, que lançou seu primeiro disco solo, Onde Brilham os Olhos Seus, no qual canta apenas músicas do repertório da cantora Nara Leão. Coisa mais lindinha a Fernandinha cantando a versão em japonês de “O barquinho”, “Kobune”,

Livro





Teatro




A Noviça Rebelde, a versão brasileira, com direção de Charles Möeller, é protagonizada por Herson Capri como Capitão Georg Von Trapp e Kiara Sasso como Maria Reiner. Inspirada no musical da Broadway de 1959, a montagem é baseada no livro autobiográfico de Maria Rainer, que conta a história da família von Trapp.

Nenhum comentário: